Núcleo de Tecnologia Educacional

Núcleo de Tecnologia Educacional
Rua 5 A Qd.18 Lt.16 Bairro Jundiaí Industrial. Anápolis-Go

O Núcleo de Tecnologia Educacional é responsável pelo desenvolvimento e disseminação de ações que possibilitem o uso pedagógico e integrado das tecnologias da informação e da comunicação (TIC); Formação de professores na modalidade presencial e à distância, além de assessorar, acompanhar, monitorar, avaliar, pesquisar e garantir a assistência pedagógica às Unidades Escolares Básicas quanto ao uso pedagógico das tecnologias, em consonância com os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, Ministério da Educação - MEC e Instituições Parceiras.

Tutorial do Blog Coletivo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Conceitos de Hipertexto

“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlink, ou simplesmente links.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperlink
http://pt.wikipedia.org/wiki/Link
“Hipertexto Etimologicamente: hiper: além - texto, superação da linearidade textual. O termo hipertexto foi criado pelo escritor e filósofo Ted Nelson- em 1965.As primeira manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII, nos manuscritos.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ted_Nelson
“Ele também pode ser considerado como um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto.”
“Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;”
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção.
O conceito hipermídia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito a partir da sua experiência pessoal com o computador nos anos 1960. Ted Nelson foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades e também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digilização do conhecimento traria para a humanidade, como hoje podemos observar com a democratização de praticamente todas as informações, livros, vídeos e áudios.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperm%C3%ADdia
Hipermídia
É uma maneira de se criar documentos, usando um computador, onde pode-se combinar texto, gráfico, animação, vídeo, som e qualquer outra mídia que venha a ser desenvolvida usando os "links" para conectar os nós(neste caso os nós representam qualquer mídia ou combinação entre elas). Pode se dizer que Hipermídia é uma expansão do conceito de Hipertexto que contempla outras mídias.
Multimídia
É uma maneira de se criar documentos, usando um computador, onde pode-se combinar texto, gráfico, animação, vídeo, som e qualquer outra mídia que venha a ser desenvolvida. Diferente de Hipermídia os documentos (ou sistemas) criados em multimídia podem ser seqüenciais.
http://www.di.ufpe.br/~if124/mult_conceitos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário